sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CRÔNICAS (Trabalhar, etc)




TRABALHAR


                                Tudo no universo é dinâmico, tudo trabalha; não há uma micro-partícula sequer que seja estática - do átomo à galáxia - tudo vibra, irradia, muda, enfim, evolui. Da bactéria ao anjo, da fagulha à estrela de maior grandeza que possa existir, tudo é importante para tudo. Como seres dotados de razão, inteligência e criatividade, fomos criados e moldados de modo a podermos agir, inventar, melhorar tudo em nossa volta; ainda que o estado de coisas prove o contrário, o homem ainda tem em si o germe da evolução ativa, e transforma o mundo.....é bem certo que não tem sido cem por cento para melhor, pois a pretexto de tecnologia, ele esgota os recursos naturais, polui, desmata e mata. No entanto, ainda pode-se pensar que o homem tenta fazer, ainda que comecem a surgir os efeitos colaterais de sua desenfreada busca pelo melhor, ainda que em detrimento de si mesmo.                    
                                 Por outro lado, trabalhar é nos seres de todo tipo, animados tanto quanto inanimados, o atributo da FORÇA CRIADORA que age através do que é, do que existe; trabalhar para manter a casa firme é atributo do tijolo; trabalhar para a planta crescer e os seres habitarem é atributo da terra; trabalhar para transformar tudo em tudo que seja necessário (ou até mesmo extremamente inútil) é atributo do homem. Desta forma, a palavra trabalhar deve ser objeto de meditação profunda, pois até fazendo o errado é estar trabalhando; trabalhar no que torna o mundo e o próprio trabalhador melhor, é ainda a melhor e mais sincera oração, uma vez que esta FORÇA CRIADORA sempre foi desde os primeiros tempos objeto de adoração das mais diversas formas, todas válidas. 
                                 Trabalhar pode ser tentar, ousar, errar, persistir, acertar, começar, continuar, por em prática, aprimorar, enfim, resume-se em atitude. Aja.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário